SADC envia 52 observadores para monitorar eleições em Moçambique
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) destacou 52 observadores eleitorais para monitorar as eleições gerais em Moçambique, que acontecerão nesta quarta-feira, 9 de outubro. Os observadores estão distribuídos pelas onze províncias do país, conforme informou Abeid Karume, chefe da missão de observação eleitoral da SADC (SEOM).
"Estamos aqui a convite do governo de Moçambique, para observar como os cidadãos exercem o seu direito democrático de votar", afirmou Karume.
A missão tem como objetivo garantir que o processo eleitoral seja justo, pacífico e que todos os eleitores possam votar dentro das normas e regulamentos estabelecidos. A SEOM está particularmente interessada em assegurar que não haja problemas de instabilidade no decorrer das eleições.
Como Moçambique é um membro da SADC, é importante que o processo eleitoral decorra de forma estável. Nosso papel é observar, fornecer recomendações e relatar possíveis instabilidades, acrescentou Karume.
O relatório preliminar da missão de observação será apresentado no dia 11 de outubro, dois dias após a realização das eleições. Leia Mais...
Enviar um comentário
Enviar um comentário