Cem terroristas rendem-se em Mocímboa da Praia e são reintegrados nas comunidades

Cem terroristas rendem-se em Mocímboa da Praia e são reintegrados nas comunidades

Nos últimos tempos, cerca de cem indivíduos, incluindo jovens, adultos e crianças, que haviam sido recrutados para ações subversivas, entregaram-se às autoridades no distrito de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado. Este gesto é visto como um sinal de arrependimento por parte dos moçambicanos que integraram grupos terroristas na região.

De acordo com Sérgio Cipriano, administrador de Mocímboa da Praia, muitos destes ex-terroristas já foram reintegrados nas suas comunidades de origem, onde retomaram suas atividades tradicionais, como a agricultura. "Eles estão a retornar às suas aldeias, reiniciando suas vidas normais e participando de atividades produtivas", afirmou Cipriano em entrevista à Rádio Moçambique.

Relatos indicam que outros membros dos grupos terroristas, ainda escondidos nas matas, manifestaram interesse em abandonar a luta armada, buscando informações sobre o perdão oferecido pelo governo, como parte da iniciativa de reintegração promovida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

A rendição desses terroristas é vista como um passo importante no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, uma província que tem enfrentado anos de violência. O governo mantém esforços para estabilizar a região e espera que mais combatentes optem pela reintegração. Leia Mais...