União Europeia Nega Envolvimento em Alegações de Apoio ao Exército Ruandês para Reprimir Protestos em Maputo

União Europeia Nega Envolvimento em Alegações de Apoio ao Exército Ruandês para Reprimir Protestos em Maputo


A União Europeia negou categoricamente as acusações de que estaria financiando o exército ruandês para reprimir manifestações em Maputo.

Em comunicado, o porta-voz da União Europeia reiterou o compromisso da organização com a paz e a segurança em Moçambique, especialmente na província de Cabo Delgado, onde há uma crise humanitária e de segurança.

A União Europeia esclareceu que, em resposta ao pedido do governo moçambicano, enviou uma Missão de Assistência Militar para apoiar o combate à insurreição em Cabo Delgado, mas ressaltou que o apoio está restrito a essa região e visa exclusivamente o restabelecimento da paz.

Por meio do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (EPF), a União Europeia fornece equipamentos de proteção individual e cobre o transporte de pessoal militar ruandês, sem indícios de deslocamento de tropas para Maputo.

O comunicado também enfatizou que todo o apoio prestado segue rigorosamente as normas internacionais de direitos humanos e o direito humanitário, com controles e mecanismos de supervisão rigorosos.

A União Europeia alertou ainda contra a propagação de desinformação e apelou à calma e ao compromisso com a verdade. Leia Mais...