União Europeia Nega Envolvimento em Alegações de Apoio ao Exército Ruandês para Reprimir Protestos em Maputo
A União Europeia negou categoricamente as acusações de que estaria financiando o exército ruandês para reprimir manifestações em Maputo.
Em comunicado, o porta-voz da União Europeia reiterou o compromisso da organização com a paz e a segurança em Moçambique, especialmente na província de Cabo Delgado, onde há uma crise humanitária e de segurança.
A União Europeia esclareceu que, em resposta ao pedido do governo moçambicano, enviou uma Missão de Assistência Militar para apoiar o combate à insurreição em Cabo Delgado, mas ressaltou que o apoio está restrito a essa região e visa exclusivamente o restabelecimento da paz.
Por meio do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (EPF), a União Europeia fornece equipamentos de proteção individual e cobre o transporte de pessoal militar ruandês, sem indícios de deslocamento de tropas para Maputo.
O comunicado também enfatizou que todo o apoio prestado segue rigorosamente as normas internacionais de direitos humanos e o direito humanitário, com controles e mecanismos de supervisão rigorosos.
A União Europeia alertou ainda contra a propagação de desinformação e apelou à calma e ao compromisso com a verdade. Leia Mais...
Enviar um comentário
Enviar um comentário