Estados Unidos Atacam 15 Alvos Houthis no Iémen em Resposta a Ofensivas Contra Navios Israelitas
Na última sexta-feira, as forças dos Estados Unidos realizaram bombardeios contra 15 alvos controlados pelos rebeldes houthis no Iémen, segundo o Comando Militar do Médio Oriente (Centcom). Os ataques foram uma resposta a ofensivas realizadas pelos rebeldes xiitas, apoiados pelo Irão, que têm como alvo navios associados a portos israelitas.
De acordo com a rede al-Masriya, sete ataques atingiram o aeroporto de Hodeida e quatro foram realizados na capital iemenita, Saná, que está sob controle dos houthis desde 2014. Outros bombardeios também ocorreram em Dhamar, no sudoeste do país. Não há informações claras sobre vítimas nos ataques.
Esses bombardeios fazem parte de uma resposta contínua dos EUA e do Reino Unido contra os ataques dos houthis, que têm realizado ofensivas no mar Vermelho e no golfo de Aden desde novembro de 2023, afetando rotas de comércio globais e elevando os custos de seguros de navegação.
A força multinacional liderada pelos EUA foi criada em dezembro para garantir a segurança da navegação nessas áreas estratégicas. O grupo houthi integra o "Eixo da Resistência", uma coligação liderada pelo Irão que inclui o Hamas e o Hezbollah, em oposição a Israel. Leia Mais...
Enviar um comentário
Enviar um comentário