Como Vereadores São Eleitos? Entenda o Sistema Proporcional de Votação

Como Vereadores São Eleitos? Entenda o Sistema Proporcional de Votação

Os vereadores são escolhidos por meio do sistema proporcional de votação, o mesmo utilizado nas eleições para as câmaras municipais, assembleias legislativas e a Câmara dos Deputados. Nesse modelo, os votos são somados primeiro para os partidos ou coligações e, depois, para os candidatos individualmente.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o objetivo desse sistema é fortalecer os partidos políticos, permitindo que diferentes ideologias sejam representadas nos parlamentos. Isso garante um recorte mais amplo da sociedade nas decisões legislativas.

A eleição de um vereador depende de dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário.

O quociente eleitoral é obtido ao dividir o total de votos válidos, excluindo-se brancos e nulos, pelo número de cadeiras disponíveis. Já o quociente partidário é o número de votos válidos que o partido ou coligação recebe dividido pelo quociente eleitoral.

Para se eleger, um candidato deve alcançar pelo menos 10% do quociente eleitoral e contar com o partido atingindo o quociente partidário. As vagas são distribuídas entre os mais votados de cada partido ou coligação que atingiram os requisitos. Leia Mais...