Charles Michel pede cessar-fogo e libertação de reféns no aniversário de ataques do Hamas

Charles Michel pede cessar-fogo e libertação de reféns no aniversário de ataques do Hamas

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apelou com urgência a um cessar-fogo na Faixa de Gaza e à libertação dos reféns capturados pelo grupo islamita Hamas, durante o ataque a Israel, que completa um ano nesta segunda-feira.

"Há um ano, os brutais ataques terroristas do Hamas atingiram civis israelitas, intensificando a violência no Médio Oriente. Um cessar-fogo e a libertação dos reféns são urgentemente necessários", escreveu Michel na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).

Michel também destacou a importância de "proteger vidas no terreno e aliviar a escalada do conflito", reafirmando o compromisso da Europa com a paz e o respeito pelo direito internacional e humanitário.

O ataque de 7 de outubro de 2023, realizado pelo Hamas, resultou na morte de cerca de 1.200 pessoas em Israel e no sequestro de mais de 250 reféns. Em resposta, Israel lançou uma operação militar na Faixa de Gaza, que até o momento causou a morte de aproximadamente 41.800 palestinianos.

Nesta segunda-feira, vários países ao redor do mundo organizaram vigílias em memória das vítimas do conflito. O Papa Francisco também convocou uma jornada global de oração e jejum pela paz. Leia Mais...